Para que é necessária a poda?
Por razões estéticas, para favorecer o desenvolvimento e a floração ou exceções. A poda de sebes ou poda de arbustos isolados é feita com base na velocidade de crescimento, forma desejada e hábitos da espécie. Podem ser conduzidos em forma de sebe, em grupos ou isolados.
Podem crescer sob a forma livre, utilizando apenas a tesoura de poda para limpeza de madeira morta e eventuais correções.
De acordo com a idade dos arbustos e o design pretendido, executa-se poda de formação, de manutenção ou corretiva.
Para uma sebe em formação, durante 3 anos após plantação dos arbustos, a poda deve favorecer o desenvolvimento de ramos laterais e evitando que a base se desguarneça – a sebe deve ser ligeiramente mais larga em baixo.
Após alguns anos, a sebe vai atingir o tamanho definitivo, bastando efetuar podas de manutenção para que fiquem bonitas. Para uma sebe adulta, trata-se de poda de manutenção – controlo da forma e do volume do arbusto ou da sebe.
A poda corretiva é uma poda extraordinária feita quando qualquer situação dos arbustos ou condicionantes externas conduzam a um desequilíbrio das plantas – doença, redução do volume do arbusto, ramos partidos, alteração de forma, rejuvenescimento, etc..
Os arbustos, incluindo aqueles em forma de sebe, devem ser podados em função do interesse que despertam. Assim, temos:
- arbustos com floração de interesse – a poda anual mínima é definida em função de época de floração, primaveril, pós floração e estival, no fim do inverno.
- arbustos com folhagem de interesse – depende da espécie, em geral, no início da primavera e final de Setembro até Outubro.
Para alcançar os melhores resultados – beleza e nitidez da sebe – é necessário fazer podas regulares. Caso contrário, uma sebe tem tendência a alargar e desguarnecer o seu interior.